
Dentre os principais desafios da escola atualmente está a construção de seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) numa perspectiva democrático-participativa, para que cada integrante da comunidade escolar se sinta sujeito do processo.
Outro desafio é o registro do Projeto. Toda escola, enquanto espaço sócio-político, não é um espaço de neutralidade e tem, portanto, um PPP, esteja ou não consciente disso. O que falta, muitas vezes, é “colocá-lo no papel”.
Assim era no Colégio Municipal Rui Barbosa (CMRB): ao longo de 30 anos, construiu uma identidade no município de Cabo Frio, permanecendo a sua história de lutas e conquistas e os tantos projetos desenvolvidos, apenas guardados na memória dos profissionais, nas fotos e nos poucos arquivos organizados.
A partir do ano de 2006, o PPP do Colégio foi rediscutido de forma coletiva e registrado, dando origem a um total de 6 (seis) volumes: 1) Perfil do CMRB; 2) Princípios Filosóficos e Pedagógicos; 3) História e Memória do CMRB; 4) Currículo: Concepções e Organização; 5) Histórico e Metodologia de Construção; 6) Fundamentação Teórica: Textos Básicos.
Nestes documentos constam todos os textos estudados e produzidos, os resultados das pesquisas feitas com a comunidade escolar, além de fotos, slides, gráficos e outros materiais.
Apresentamos, agora, o PPP em sua versão resumida, para facilitar o acesso e leitura do mesmo. Os textos originais foram sintetizados e os complementos ilustrativos suprimidos. Garantimos, entretanto, toda a essência dos princípios, respeitando as decisões retiradas em Plenárias Comunitárias.
Sabemos que a proposta de construção democrática do PPP torna-se cada vez mais difícil numa sociedade marcada pelos valores que se contrapõem às práticas de organização coletiva. Sabemos ainda que a escola, uma vez inserida neste contexto, reflete os condicionantes sócio-econômico-político-culturais, percebidos especialmente nos momentos de tentativas de mudanças. Queremos, entretanto, integrar o coro daqueles que ousam cantar e contar uma nova história, reafirmando nosso compromisso com a escola pública e com o nosso papel de sujeitos históricos e transformadores.
muito interessante. acho que todas as escolas deven ter como base no ensino aprendizagem projetos que incluan o contexto de cada região com seus alunos
ResponderExcluir