Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

28- Planejamento Escolar

Para que o planejamento do trabalho docente não se reduza a uma listagem de conteúdos programáticos e vá muito além do cumprimento de exigências burocráticas, correndo o risco de transformar-se numa “farsa”, é preciso que cada professor tenha consciência de que seu planejamento está articulado a uma rede de propósitos, constantes do projeto político-pedagógico da escola, tais como:

- Considerar a importância do planejamento participativo e coletivo: planejar junto aos professores da área, da disciplina e da série e, dentro do possível, considerar a participação dos próprios alunos;

- Procurar garantir a interdisciplinaridade: consultar os conteúdos das disciplinas de outras áreas, assim como manter um constante diálogo com os demais professores;

- Articular aos conteúdos, os conhecimentos referentes ao tema integrador e aos temas transdisciplinares (História e Cultura Afro-Brasileira; História e Cultura Indígena; Meio Ambiente; Turismo; Gênero e Diversidade Sexual);

- Tomar como referência básica os conteúdos que fazem parte do planejamento curricular: verificar a seleção de conteúdos da disciplina;

- Fazer as devidas e permanentes adaptações ao planejamento, de acordo com as necessidades da turma: o planejamento deve ser modificado sempre que a realidade apresentar dados novos e exigir adequações.

TÓPICOS BÁSICOS DE PLANO ANUAL
- Objetivos
- Conteúdos (Especificação por trimestre)
- Procedimentos metodológicos
- Avaliação
- Livro adotado
- Bibliografia básica

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL

Obejtivos (Para quê ?)
- Expressam o que se espera alcançar no final do processo, ou seja, as metas estabelecidas.

- Referem-se aos aspectos cognitivos e sócio-afetivos.

- O verbo (no infinitivo) é a palavra mais importante do objetivo, pois representam a ação. esperada = aquilo que o aluno deverá ser capaz de fazer.

- Exemplos de verbos: desenvolver, compreender, adquirir, saber, aprender, julgar, perceber, entender, conhecer, refletir, criticar, construir, elaborar, analisar, conceituar, justificar, concluir, pesquisar, distinguir, solucionar, reconhecer, relacionar, caracterizar...

Conteúdos (O quê ?)
- Trata-se de um conjunto de temas e sub-temas que serão estudados durante o ano letivo.

- Devem ser selecionados e organizados a partir dos objetivos.

- Devem ser especificados por trimestre.

- São retirados do planejamento curricular.

Procedimentos Metodológicos (Como ?)

- Referem-se à descrição de como o trabalho será desenvolvido.

- Especificam toda a organização de sala de aula e de trabalhos extra-classe.

- Incluem as técnicas de ensino e os recursos utilizados (exposição dialogada, trabalho individual e em grupo, debate, leitura de livros e textos, exibição de filme com debate, pesquisa bibliográfica ou de campo, estudo de caso, estudo do meio, aula prática, dramatização, esquete, excursão, visita, grupos de oposição, painel integrado, entrevista...).

Avaliação (Quais as técnicas de avaliação ?)

- Acompanha todo o processo de ensino e de aprendizagem.

- Abrange o desempenho do aluno e do professor.

- Exemplos de técnicas ou instrumentos de avaliação: prova (dissertativa, objetiva, múltipla escolha, oral, prova prática), teste, relatório, solução de casos, dissertação, trabalhos individuais ou em grupo, questionário, debate, exercícios...

- Uma das técnicas de avaliação qualitativa a ser considerada é a observação (do interesse, da atenção, da participação, do desenvolvimento do senso crítico, da expressão oral, da apropriação de vocabulário científico...).

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