Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

5- Estrutura Física


O CMRB é constituído de um prédio principal de dois pavimentos com aproximadamente 600,00 m2 e três construções secundárias com total de aproximadamente 50 m2.
O 1º pavimento do prédio principal dispõe de secretaria, sala dos professores, sala da equipe gestora, banheiro de professores, cantina, cozinha, pequena área de serviço, banheiros de alunos, três salas de aula e pequeno pátio na frente do Colégio. No pátio há uma pequena área coberta, que dá acesso para a sala de leitura e biblioteca, que funcionam no mesmo local .

O 2º pavimento é formado por seis salas de aula, banheiros e uma sala de informática . Não há condições de acessibilidade nesse pavimento.

Um ponto importante a ressaltar é a inexistência de uma quadra de esportes no interior do colégio. Em função disto, as aulas de Educação Física são realizadas no Clube Associação Atlética Cabofriense. A falta de uma quadra de esportes pode ser considerada um ponto problemático do colégio, já que as aulas de Educação Física são realizadas no contraturno, ou seja, os alunos que estudam no período da manhã fazem as aulas de educação física durante a tarde e vice-versa. Já os alunos que estudam durante a noite podem escolher em fazer as aulas em um dos dois períodos.

Em 2006, o Governo acenou com a possibilidade de mudança para um novo espaço, com toda a estrutura necessária. Após um debate com a comunidade escolar, onde um grupo defendia a manutenção do Colégio no mesmo local, com as reformas e ampliações necessárias e um outro grupo defendia a mudança para outro espaço, houve um plebiscito interno, cujo resultado demonstrou a opção pela segunda proposta .

Em 2010, a nova direção do Colégio priorizou a realização de pequenas obras (como a ampliação da cozinha), consertos e compra de materiais, solucionado, em parte, alguns dos problemas relevantes.

A infraestrutura física sempre foi um complicador, alvo de reivindicações constantes junto à Secretaria de Educação, uma vez que interfere diretamente no aspecto pedagógico. Contraditoriamente, é visto por muitos como um ponto facilitador das relações, uma vez que aproxima os profissionais e os alunos.


6- O Colégio encontra-se em obras, no início do ano letivo de 2011, quando foi elaborado o PPP Versão Resumida.
Há previsão de alteração na área externa.
7- Será ampliada de acordo com a previsão de obras em 2011.
8- A partir daí, aconteceram várias reuniões da Comissão responsável por esse encaminhamento junto ao Governo, mas até o final do ano de 2010, nenhuma solução foi concretizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário