Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

4- Estrutura Organizacional

CURSO OFERECIDO
- Ensino Médio – Formação Geral.

ESTRUTURA DO CURSO
- Por série, em 3 (três) anos.

QUANTITATIVO DE ALUNOS QUE ATENDE
- No total: em média 800 alunos.
- Por turma: 27 alunos .

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
- O Colégio funciona em 3 turnos:
1º TURNO: 7:30 h às 12:30 h
2º TURNO: 13:00 h às 18:00 h
3º TURNO: 18:40 h às 22:50 h

ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS / CRITÉRIOS
- 1º ano: alunos oriundos da rede municipal, classificação por nota. A classificação é feita pela Secretaria de Educação e enviada à escola.
- Mobilização interna de alunos: Caso haja vaga, os alunos interessados são atendidos. Caso o número de interessados for maior do que o número de vagas, o critério é classificatório por notas.

CALENDÁRIO ESCOLAR
- Elaborado pela equipe gestora, discutido com a comunidade escolar e encaminhado, posteriormente, à Secretaria Municipal de Educação para aprovação.

- Prevê os dias destinados às férias, aos feriados, ao recesso escolar, aos Conselhos de Classe, as atividades curriculares, as reuniões pedagógico-administrativas e as plenárias comunitárias.

NORMAS PARA MATRÍCULA E TRANSFERÊNCIA
- De acordo com o Regimento das Escolas da Rede Municipal – Capítulo III – Seção I e Seção II.

RECURSOS HUMANOS EXISTENTES
- Professores: em média 90.
- Funcionários (administrativo e apoio): em média 30 profissionais.

ORGANIZAÇÃO DISCIPLINAR
- Os Direitos e Deveres dos alunos encontram-se indicados no Regimento das Escolas da Rede Municipal.
- No ato da matrícula, os responsáveis dos alunos recebem cópia e assinam um Termo de Compromisso, com detalhamento das normas disciplinares.



4- Na última plenária comunitária de 2009, ficou decidido que as turmas passariam a ter 27 alunos, a começar pelos primeiros anos em 2010.
5- Ficou decidido pela comunidade escolar que estes critérios devem ser rigorosamente atendidos pela Direção do Colégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário