Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

22- Atividades

Aula Inaugural

- Objetivos: apresentar os profissionais; repassar a proposta administrativa e pedagógico-educacional do CMRB.
- Dinâmica prevista: Hinos (Nacional e do CMRB); apresentação dos setores e respectivas funções; breve histórico do CMRB; apresentação de slides e/ou filmes com atividades; apresentação de esquetes pelos alunos.

Atividade de Área

- O coordenador de cada Área do Conhecimento, junto com os professores, planeja e realiza uma atividade por ano.
- Preferencialmente esta atividade deve estar relacionada ao Tema Integrador.
- A atividade poderá ser desenvolvida de forma interdisciplinar.

Excursão Pedagógica

- Os Coordenadores das três áreas do conhecimento planejarão, junto com os professores, no máximo 3 excursões pedagógicas por ano.
- Os objetivos da excursão devem estar relacionados aos princípios filosóficos do Colégio e aos conteúdos curriculares.
- A excursão deve envolver um grupo específico de alunos, sendo de responsabilidade dos coordenadores e dos professores da área.

Mostra do Conhecimento Integrado

- Esta atividade articula-se diretamente ao componente curricular Tema Integrador, que a cada ano aborda uma temática escolhida pela comunidade escolar.
- Objetivos: sustentar e integrar conteúdos curriculares e atividades desenvolvidas pelo Colégio; oportunizar experiências coletivas, participativas e democráticas; mobilizar a comunidade escolar para a prática de ações sociais.

Chá Literário

- Atividade desenvolvida sob responsabilidade da Sala de Leitura, na qual os alunos apresentam resultados de trabalhos desenvolvidos na disciplina de Literatura, homenageando um escritor brasileiro escolhido em reunião de área de Códigos e Linguagens.
- O Chá Literário homenageia o Dia do Livro, por isso é realizado no mês de outubro.

Oficina de Informática para Alunos

- Objetivos: Aproximar a tecnologia do cotidiano de sala de aula; estimular a criatividade na pesquisa e na produção de trabalhos; despertar interesse pelas novas tecnologias.
- Atividade planejada e desenvolvida pelos MT (Multiplicadores Tecnológicos), utilizando os recursos da Sala de Informática.
- A Oficina envolverá uma parte teórica, mostrando as várias técnicas existentes para apresentação de trabalhos e uma parte prática, envolvendo a construção dos alunos.

Jogos Internos

- Objetivos: Favorecer a integração dos alunos; incentivar as práticas esportivas; estimular o trabalho em equipe; contribuir para a socialização, no sentido do respeito a regras e limites.
- Serão incluídos jogos competitivos de esporte tradicional e jogos populares, como “Queimado”, por exemplo.
- Para as competições, os alunos poderão organizar-se por turma, ou em equipes.
- Atividade de responsabilidade dos professores de Educação Física e Coordenação da Área de Linguagens e Códigos.

Encontro dos EX

- Realização de Encontro de Ex-Alunos, Ex-Professores e Ex-Funcionários.
- Objetivo: Considerar os ex-participantes do CMRB como co-autores do Projeto História e Memória.
- Dinâmica do Encontro:
1- Apresentação do Projeto História e Memória do CMRB.
2- Exibição, em slides, de fotos, hino do Colégio, depoimentos de ex-diretores e outros, show de música e/ou peça de teatro com ex-alunos...
3- Coleta de depoimentos e materiais a serem cedidos ou emprestados para o acervo.

Festa Julina

- Festa tradicional, envolvendo a participação de toda a comunidade escolar e local.
- Objetivos: Garantir a cultura popular; fortalecer a integração comunitária.

Comemoração do Dia do Estudante (11 de agosto)
- Objetivos: Valorizar os alunos; criar espaço cultural de integração.
- Homenagem aos estudantes, com lanche especial e atividades culturais após o recreio.
- Atividade realizada em cada turno separadamente.

Comemoração do Dia Mundial da Saúde (08 de abril)
- Objetivos: Promover estudo específico sobre a preservação da saúde; conscientizar sobre a importância dos jovens se responsabilizarem pela prevenção de doenças.
- Serão realizadas palestras e oficinas pedagógicas, com temas selecionados pelos próprios alunos, sendo convidados especialistas e técnicos em saúde para coordenar as atividades.

Baile a Fantasia

- Objetivos: Fortalecer a integração entre os alunos; proporcionar momento de descontração entre professores e alunos.
- Atividade de tradição no Colégio, de grande interesse de alunos, que podem demonstrar sua criatividade na confecção das fantasias.
- Preferencialmente deve fazer referência ao Tema Integrador, para tornar-se uma mera atividade de lazer, sem propósitos educativos e pedagógicos.

Festival de Cinema

- Objetivos: Aprofundar os estudos sobre o Tema Integrador; desenvolver a consciência crítica, através da leitura de imagem; debater
- São apresentados filmes selecionados pelos professores, relacionados ao Tema Integrador.
- Os filmes são exibidos simultaneamente, nas próprias salas de aula, ou outro local, havendo possibilidade de escolha do filme, por parte dos alunos.
- Após a exibição do filme, haverá um debate sobre o mesmo, coordenado por um professor.

Festival de Música

- Objetivos: Despertar a sensibilidade e o gosto musical;
- A partir de Regulamento próprio do CMRB, os alunos podem participar apresentando músicas criadas por eles, individualmente ou em grupo.

Corpus Christi

- Planejamento e confecção do tapete de sal para a festividade comunitária de Corpus Christi, por parte dos professores de Arte, junto com os alunos.
- A atividade envolve pesquisa, construção coletiva, interação comunitária, superação de obstáculos, dentre outros.
- Objetivos: Participar diretamente das tradições culturais da cidade; valorizar as diversas manifestações artísticas e estéticas ligadas ao cotidiano social; contribuir para a formação integral dos alunos;

Formatura

- Considerado um rito de passagem, o momento da entrega de certificados é valorizado sobremaneira pelos alunos e familiares.
- A atividade é de responsabilidade da Direção e dos Orientadores Educacionais, envolvendo diretamente os alunos no planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário