Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

24- Disciplinas

- Ainda que a escola avance em múltiplos aspectos, oficialmente o currículo encontra-se “engessado” pelo modelo disciplinar.

- Poucas experiências, com a da Escola da Ponte, em Portugal, conseguiram romper com a disciplinarização.

- No CMRB, tentamos “amenizar” a fragmentação das disciplinas, incluímos o Tema Integrador, entendendo-o como eixo norteador do currículo, ou seja, eixo de sustentação de todos os demais componentes, o que aponta para a perspectiva da transversalidade.

- Além do Tema Integrador, os Temas Transdisciplinares também cumprem o objetivo de vivenciar práticas transdisciplinares.

- Nosso quadro de disciplinas corresponde ao seguinte, sendo que, no 3º Ano, não há a disciplina Artes.

- Língua Portuguesa / LPT
- Literatura Brasileira
- Língua Estrangeira Moderna – Inglês
- Língua Estrangeira Moderna – Espanhol
- Artes
- Educação Física
- Matemática
- Química
- Física
- Biologia
- História
- Geografia
- Filosofia
- Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário