Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

2- Concepção, Histórico e Metodologia de Construção do PPP


O projeto político-pedagógico é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É, antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo.

O pensamento acima, incluído no cartaz-convite para a palestra de sensibilização, realizada no início do processo de reconstrução do PPP, em 2006, explicita a concepção que norteou todo o desenvolvimento dos trabalhos.

Tomamos como referência autores como Veiga, Vasconcellos e Gadotti, que apresentam em comum os seguintes princípios metodológicos, indispensáveis à construção do PPP: gestão democrática, participação coletiva, respeito ao movimento do grupo, construção permanente e vinculação teoria e prática.

Podemos sintetizar o histórico metodológico no CMRB, da seguinte forma:

• ANO DE 2006
- Resgate do projeto anterior, datado de 2001.
- Palestra de sensibilização .
- Diagnóstico da realidade .
- Elaboração do perfil da comunidade escolar (Etapa não concluída, devido a inúmeras dificuldades encontradas pela equipe gestora, responsável então pelo levantamento de dados e registros).

• ANO DE 2007
- Mudança de metodologia de trabalho, inspirando-se agora na abordagem da pesquisa participante.
- Formação de grupo de pesquisa, sob coordenação da supervisão escolar, constituído por representantes dos diversos segmentos: direção, orientação educacional, secretaria, funcionário administrativo, alunos e responsáveis.
- Definição dos procedimentos básicos e cronograma de ação, envolvendo: planejamento; seleção de textos para estudo; realização da pesquisa em todas as suas etapas (levantamento, sistematização e análise de dados); elaboração dos instrumentos de pesquisa; planejamento e coordenação do momento das Plenárias Comunitárias referentes ao PPP; elaboração e encaminhamento do texto final, após decisões da comunidade escolar. Os textos finais expressam a síntese das discussões e dos referenciais teóricos, entendidos como diretrizes para nossas ações.
- Realização de plenária comunitária para apresentação de análise feita pelo grupo responsável pela pesquisa e discussão dos resultados sobre o Perfil da Comunidade Escolar.
- Elaboração do Volume 1 do PPP: Perfil da Comunidade Escolar.
- Início da pesquisa sobre Princípios Filosóficos.

• ANO DE 2008
- Realização de plenária comunitária para apresentação de resultados sobre os Princípios Filosóficos e elaboração de texto final, a ser incluído no Volume 2 do PPP: Princípios Filosóficos e Pedagógicos.
- Reconstituição do grupo de pesquisa, mantendo-se a metodologia adotada.
- Estudo e pesquisa sobre Currículo.
- Palestra sobre Currículo .

• ANO DE 2009
- Realização de plenária comunitária para apresentação de resultados sobre Currículo.
- Elaboração do Volume 4 do PPP: Currículo: Concepções e Organização.
- Reconstituição do grupo de pesquisa, mantendo-se a metodologia adotada.
- Estudo e pesquisa sobre os temas pedagógicos: Epistemologia, Metodologia, Avaliação.
- Realização de plenárias comunitárias para apresentação de resultados das pesquisas sobre os referidos temas.
- Elaboração do Volume 2 do PPP quanto aos Princípios Pedagógicos: Base Epistemológica; Metodologia da Construção do Conhecimento; Avaliação do Processo de Construção do Conhecimento.

• ANO DE 2010
- Elaboração de folder com os princípios norteadores do PPP, utilizado como material de estudo na Semana de Planejamento.

• ANO DE 2011
- Elaboração da versão resumida do PPP.
- Aprofundamento do estudo de temas específicos do PPP.
- Realização de um Congresso de Avaliação.

Podemos concluir que a metodologia adotada, além de aumentar o nível de conhecimento e consciência, teve ainda grande importância por incentivar o desenvolvimento autônomo e autoconfiante do grupo, o que certamente reafirma a sua função política, no sentido de reforçar o entendimento de pertencimento social e o compromisso em estar permanentemente interrogando a realidade em que vive, com propósito de transformá-la.

- Realização de plenária comunitária para apresentação de análise feita pelo grupo responsável pela pesquisa e discussão dos resultados sobre o Perfil da Comunidade Escolar.
- Elaboração do Volume 1 do PPP: Perfil da Comunidade Escolar.
- Início da pesquisa sobre Princípios Filosóficos.

• ANO DE 2008
- Realização de plenária comunitária para apresentação de resultados sobre os Princípios Filosóficos e elaboração de texto final, a ser incluído no Volume 2 do PPP: Princípios Filosóficos e Pedagógicos.
- Reconstituição do grupo de pesquisa, mantendo-se a metodologia adotada.
- Estudo e pesquisa sobre Currículo.
- Palestra sobre Currículo .

• ANO DE 2009
- Realização de plenária comunitária para apresentação de resultados sobre Currículo.
- Elaboração do Volume 4 do PPP: Currículo: Concepções e Organização.
- Reconstituição do grupo de pesquisa, mantendo-se a metodologia adotada.
- Estudo e pesquisa sobre os temas pedagógicos: Epistemologia, Metodologia, Avaliação.
- Realização de plenárias comunitárias para apresentação de resultados das pesquisas sobre os referidos temas.
- Elaboração do Volume 2 do PPP quanto aos Princípios Pedagógicos: Base Epistemológica; Metodologia da Construção do Conhecimento; Avaliação do Processo de Construção do Conhecimento.

• ANO DE 2010
- Elaboração de folder com os princípios norteadores do PPP, utilizado como material de estudo na Semana de Planejamento.

• ANO DE 2011
- Elaboração da versão resumida do PPP.
- Aprofundamento do estudo de temas específicos do PPP.
- Realização de um Congresso de Avaliação.

Podemos concluir que a metodologia adotada, além de aumentar o nível de conhecimento e consciência, teve ainda grande importância por incentivar o desenvolvimento autônomo e autoconfiante do grupo, o que certamente reafirma a sua função política, no sentido de reforçar o entendimento de pertencimento social e o compromisso em estar permanentemente interrogando a realidade em que vive, com propósito de transformá-la.


1- Realizada pela Profa. Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos, coordenadora do curso de pós-graduação da Escola Politécnica da FIOCRUZ – RJ.
2- Para a coleta de dados foram utilizados como principais técnicas: questionários, entrevista, análise de documentos.
3- Realizada pela Profa. Angela Chades, com dissertação de Mestrado/UERJ sobre Currículo.

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