Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

21- Tema Integrador

- O trabalho com Tema Integrador constitui-se em um eixo de sustentação transdisciplinar do currículo do CMRB, articulando as três áreas do conhecimento e os conteúdos de ensino de todas as disciplinas.

- Tem ainda como propósito integrar todas os projetos e atividades desenvolvidas pelo Colégio, assim como os próprios sujeitos da comunidade escolar.

- O Tema Integrador viabiliza o movimento transdisciplinar, uma vez que perpassa toda a práxis escolar, formando uma rede de múltiplas relações.

- Experiência de construir o conhecimento de uma nova forma, rompendo com as barreiras da hierarquização e da compartimentalização dos saberes.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

- Silvio Gallo (1999), ao apresentar o paradigma rizomático na organização curricular, acredita que, na transversalidade, pode ser encontrada uma nova de trânsito possível entre os inúmeros campos dos saberes.

- Diante das condições atuais, temos como desafio adotar ações alternativas, tais como o trabalho articulado por um Tema Integrador, que procurem minimizar a compartimentalização, uma vez que não podemos vencê-la de imediato.

OBJETIVOS DO TRABALHO COM TEMA INTEGRADOR

- Contribuir para a formação de cidadãos pensantes, participativos, criadores e criativos;

- Estimular o estudo e a pesquisa, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia científica dos alunos e a atualização dos professores;

- Articular as áreas do conhecimento e os conteúdos de ensino, a partir de um tema único de estudo;

- Favorecer a integração de professores e alunos, alunos entre si, escola e comunidade;

- Envolver a equipe gestora nas práticas pedagógicas;
- Realizar experiências curriculares interdisciplinares e transdisciplinares.

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS

- Concepção de construção do conhecimento de acordo com a perspectiva transdisciplinar;

- Garantir a contextualização dos conhecimentos a serem trabalhados;

- O estudo sobre o tema, sub-temas e/ou categorias afins serão realizados durante todo o ano, envolvendo o coletivo da escola.

- A pesquisa deve ser entendida como principal geradora da autonomia científica dos alunos e da formação permanente dos professores;

- Preocupação, por parte dos professores, em articulação o Tema Integrador aos conteúdos de ensino, em suas respectivas disciplinas.

- Todos os Projetos e Atividades desenvolvidas pelo Colégio durante este ano letivo estarão relacionados ao tema integrador: Escrevarte, Festival de Música e de Cinema, Sala de Arte, Chá Literário, Projetos da Informática, do Clube de Leitura, etc.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
- A partir da análise das necessidades observadas na realidade sócio-cultural, são apresentados temas a serem votados pela comunidade escolar. O tema escolhido é, então, estudado, desdobrando-se em sub-temas e/ou categorias afins.

- Após a seleção do tema serão desenvolvidas as seguintes atividades:

1) Abertura do ano letivo com apresentação do Tema Integrador: mesa redonda com palestrantes convidados, realizada nos três turnos.
2) Reunião para apreciação do planejamento do trabalho e indicação de professores-orientadores, representando as 3 áreas do conhecimento.
3) Planejamento, preparação e realização da Mostra ou Gincana, envolvendo a participação dos alunos em todas as etapas.

PRINCIPAIS ATIVIDADES
1)Mostra do Conhecimento Integrado
2)Gincana de Integração

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

- O desenvolvimento do trabalho com o Tema Integrador não se esgota ou culmina com a Mostra ou Gincana. Sequer este momento pode ser entendido como único ou privilegiado na avaliação do trabalho.

- Será necessária uma observação criteriosa dos aspectos cognitivos e sócio-afetivos, durante todo o processo.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

DIAGNÓSTICO
- Precariedade na formação de profissionais e de alunos.
- Ausência de efetivas políticas públicas de formação profissional, que atendam às demandas do Colégio.

OBJETIVOS
- Conscientizar os diferentes segmentos da comunidade escolar, para a necessidade de atualização permanente.
- Socializar experiências e saberes.
- Intervir nas dificuldades observadas no cotidiano escolar.

PRINCÍPIOS BÁSICOS
- A formação continuada se faz “no chão” da escola, em serviço.
- Cabe à escola decidir quais são os melhores meios, os melhores métodos e as melhores formas de assegurar a formação continuada.
- Valorização do saber acumulado pelos professores e demais sujeitos.
- Os sujeitos envolvidos são entendidos como autores de seu processo formativo.

METODOLOGIA
- Envolve a formação permanente de professores, funcionários, alunos e responsáveis.
- Desdobramento em projetos, planejados de acordo com as necessidades diagnosticadas.
- Coordenação das atividades: OE e/ou SE e/ou Coordenação de Área.
- Os projetos devem ser apresentados por qualquer membro da comunidade, no prazo de até um trimestre anterior, para serem apreciados pelos coordenadores.
- No projeto deve constar: o tema, uma breve justificativa, os objetivos, a dinâmica do(s) encontro(s), cronograma, recursos necessários (humanos e materiais) e referências bibliográficas.
- Operacionalização através de atividades, tais como: cursos, oficinas pedagógicas, palestras, grupos de estudo, filmes com debates, excursão pedagógica, atividade cultural...
- As atividades podem ser realizadas em conjunto ou de forma separada, quando se tratar da necessidade de atender a objetivos mais específicos.
- Fica prevista também a participação de professores e funcionários em atividades realizadas por outras instituições.


MUTIRÃO DE LEITURA

DIAGNÓSTICO
- Grave dificuldade apresentada pelos alunos, na leitura e escrita.
- Não compreensão do que “lêem”.

OBJETIVOS
- Intervir na dificuldade de leitura e escrita.
- Envolver a participação do Colégio como um todo no problema diagnosticado.

PRINCÍPIOS BÁSICOS
- Só existe conhecimento sistematizado através da leitura e da escrita.
- Ler e escrever é um compromisso de todas as disciplinas, de todas as áreas.

METODOLOGIA
- Todos os professores estarão priorizando a leitura de textos, livros, etc e a produção textual, no processo de construção dos conteúdos curriculares.

PROJETOS INSTITUCIONAIS (DO COLÉGIO)

TEMA
- Investigação e Intervenção na Dificuldade de Aprendizagem

JUSTIFICATIVA
- Embora o CMRB se inclua entre as instituições de Ensino Médio que se destacam em termos de bons resultados, ainda temos como desafio encontrar caminhos para interferir em situações de não aprendizagem.
- O Projeto Investigação e Intervenção na Dificuldade de Aprendizagem, considera que as medidas de intervenção devem ser fruto da investigação, através de coleta e análise de dados, ou seja, pelo viés da pesquisa.

OBJETIVOS
- Identificar as causas que influenciam direta ou indiretamente na não aprendizagem, ou na aprendizagem insatisfatória.
- Implementar ações de intervenção e mudança no processo de ensino e aprendizagem.
- Favorecer a auto-avaliação, tanto dos professores, quanto dos alunos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Como o próprio nome indica, o Projeto tem como ponto de referência o caminho da pesquisa investigativa. Esta perspectiva insere-se na prática pedagógica como uma ação concreta que fomenta a ação coletiva e contribui para a reflexão sobre o fazer pedagógico-educativo.
- O levantamento de dados será feito através de fichas individuais a serem preenchidas pelos professores e pelos alunos, contendo hipóteses de causas da dificuldade de aprendizagem.
- A análise comparativa entre as respostas assinaladas pelos professores e pelo próprio aluno será utilizada como critério fundamental.



TEMA
- Reforço na Aprendizagem

JUSTIFICATIVA
Como sabemos, a construção do conhecimento se processa de forma diferente entre os indivíduos, o que significa que alguns estudantes necessitam de um maior espaço de tempo para essa construção, ou mesmo de um atendimento mais individualizado.
A atividade de reforço dos conteúdos curriculares, que funciona como uma espécie de recuperação paralela, não é o único caminho para a intervenção nas dificuldades, exigindo articulação e planejamento de outras alternativas, mas certamente é um mecanismo importante que pode auxiliar os alunos na superação de algumas lacunas no seu processo de aprendizagem.

OBJETIVOS
- Desenvolver práticas pedagógicas que facilitam a aprendizagem;
- Oportunizar o acompanhamento da construção do conhecimento, através de maior período de tempo e dedicação individualizada;
- Valorizar a formação do aluno-estagiário;
- Suprir deficiências em conteúdos estudados;
- Comprometer o aluno com o seu próprio processo de construção do conhecimento.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A proposta se constitui em momento de estudo, sem ônus aos responsáveis, destinado aos alunos que se inscreverem.
As disciplinas e conteúdos serão selecionados de acordo com as maiores dificuldades diagnosticadas, podendo ser desenvolvidos através de diferentes estratégias de aula.



TEMA
- História e Memória do CMRB

JUSTIFICATIVA
- Entendemos que o trabalho com memória possibilitará o conhecimento de um passado decisivo para o que acontece hoje no Colégio. Nossa proposta não é, portanto, apenas recuperar experiências e vivências do passado, mas construir o próprio presente.

OBJETIVOS
- Contribuir para a construção do Projeto Político-Pedagógico do Colégio – Volume 3;
- Valorizar os sujeitos envolvidos no processo histórico do Colégio e suas lutas coletivas;
- Organizar o registro e o acervo de memória;
- Formar um banco de dados;
- Praticar experiência de pesquisa, em conjunto com a comunidade escolar.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- A pesquisa valoriza sobremaneira a história presente e passada, o cotidiano, as experiências, as histórias de vida, os depoimentos. Ao dar voz a esses múltiplos narradores, abrimos espaço para diferentes versões sobre o mesmo fato.
- Atividades previstas: Roda de Memória; Encontro dos EX.
- Produção: Volume 3 do PPP; Blog do Projeto; Livro; Caderno dos Veteranos; Caderno Vida de Professores; Caderno História do Grêmio; Cartão de Memória



TEMA
- Oficina de Leitura e Escrita

JUSTIFICATIVA
- Diante da permanente constatação das dificuldades apresentadas pelos alunos, no que se refere à leitura e escrita, apresentamos a proposta de continuidade das Oficinas com Alunos, especialmente aqueles identificados com sérias dificuldades, assim alunos considerados “analfabetos funcionais”.

OBJETIVOS
- Oportunizar avanços no processo de construção da Língua Portuguesa;
- Interferir diretamente nas dificuldades de interpretação e produção de textos, através de técnicas apropriadas;
- Contribuir para a conscientização do aluno quanto ao compromisso com a sua própria aprendizagem.

METODOLOGIA
- O caminho metodológico da Oficina Pedagógica justifica-se em função de ser esta um procedimento de construção do conhecimento, que possibilita, de forma intensa, a articulação da teoria com a prática, condição indispensável para a formação de indivíduos autônomos. Para ler e escrever com autonomia, será necessário, automaticamente, exercitar a leitura e a escrita, ou seja, desenvolver a habilidade de ler e escrever.
- O planejamento das Oficinas incluirá diferentes técnicas de leitura e produção textual, dentre os diversos gêneros textuais.


3.2- PROJETOS PEDAGÓGICOS

- Cada professor tem autonomia para desenvolver projetos pedagógicos com os alunos, de preferência em parceria com outros professores, garantindo a interdisciplinaridade e a contextualização.

22- Devem ser observadas as orientações específicas para elaboração e desenvolvimento desses projetos.

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