Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

25- Temas Transdisciplinares

- Com o propósito de dar maior flexibilidade e articulação aos conteúdos, foram incluídos na estrutura curricular, os chamados Temas Transdisciplinares.

- São transdisciplinares no sentido de que “atravessam” todas as disciplinas, de todas as séries, sendo trabalhados de forma integrada aos demais conteúdos, ou seja, são também entendidos como conteúdos curriculares.

- Devem ser previstos no planejamento anual, evitando sua supressão.

- Foram priorizados a partir de aspectos legais e também para atender necessidades do Colégio.

- A abordagem de todos os temas deve dar ênfase à realidade local.

- São os seguintes, os Temas Transdisciplinares:

1) História e Cultura Afro-Brasileira
- Atendimento à Lei Federal nº 10.639/03.
- Objetivos: Valorizar a história e a cultura negra. Resgatar a história do povo africano e afro descendentes e sua contribuição na cultura e na formação do povo brasileiro. Contribuir para a desconstrução de preconceitos.

2) História e Cultura Indígena
- Atendimento à Lei Federal nº 11.645/08.
- Objetivos: Valorizar a história e a cultura negra. Destacar as importantes contribuições dos povos indígenas. Ampliar os conhecimentos a respeito desses povos.

3) Turismo
- Vivemos numa cidade e numa região que tem o Turismo como uma das fontes econômicas, o que demanda um espírito de responsabilidade comum em conciliar o crescimento econômico com o equilíbrio ecológico. Nesse sentido, a discussão sobre o tema Turismo é também de responsabilidade social da escola.

4) Meio Ambiente
- Objetivos: Promover educação ambiental, para a defesa e conservação da biodiversidade e dos recursos naturais da cidade e da região. Reforçar a consciência da relação meio ambiente e qualidade de vida.

5) Gênero e Diversidade Sexual
- Objetivos: Atender a uma demanda explicitada no Colégio quanto a ampliação de conhecimentos sobre as questões de gênero e de sexualidade. Refletir sobre os preconceitos que circulam nas práticas cotidianas de alunos, professores e funcionários.

CONTEÚDOS CURRICULARES

- Definições incluídas no tópico Epistemologia.
- Embora haja um elenco de conteúdos básicos, tipo um ementário, cabe aos professores, no coletivo da área, selecionar conteúdos de acordo com a realidade.
- OBSERVAÇÃO: A listagem de Conteúdos será aqui incluída, após revisão para o ano de 2011.


ADAPTAÇÃO CURRICULAR DOS ALUNOS INCLUSOS

- Deve ser feita, sempre que necessário, de forma a favorecer os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.
- A esses alunos, em particular, deve-se possibilitar a participação integral, efetiva e bem-sucedida na programação escolar o máximo quanto possível.
- A adaptação curricular segue os parâmetros indicados oficialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário