Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

9- Relacionamento da Comunidade entre Si

A função política da escola passa hoje por dois aspectos importantes: a socialização do conhecimento e a construção da cidadania. Para isso, necessariamente, o projeto de gestão deve ser democrático, o que implica no envolvimento direto, participativo e deliberativo da comunidade escolar. Neste sentido, encaramos o desafio permanente de substituir ações isoladas pela construção coletiva.

Relacionamo-nos com aproximadamente 800 alunos adolescentes e jovens, público que varia em média de 14 a 18 anos, com seus respectivos responsáveis e em média 90 professores e 30 funcionários.

A relação professor-aluno deve acontecer de acordo com os princípios filosóficos e pedagógicos do Colégio, através de práticas que contribuam para a construção de convivência baseada no respeito, na liberdade e na autonomia.

A integração entre os alunos dos diferentes turnos é garantida através de várias atividades, tais como as festividades (Chá Literário, Festa Julina, Baile à Fantasia...), os Festivais (de Cinema, de Música...), Campeonatos e, especialmente, através de duas grandes atividades, realizadas alternadamente: a Mostra do Conhecimento Integrado e a Gincana de Integração.

O envolvimento dos alunos no processo pedagógico do Colégio é efetivado através da participação dos mesmos nas Plenárias Comunitárias, reuniões extraordinárias e através de seus representantes nos Conselhos de Classe e reuniões do CART.

Além disso, há uma participação direta e efetiva dos alunos, via internet, através de e-mail, site do Colégio e Orkut e rede social.

Convém destacar que, apesar do estímulo ao resgate do Grêmio, atualmente os alunos não ocuparam este importante espaço democrático dentro da escola.

Várias são as formas que utilizamos para garantir, efetivamente, um espaço de convivência democrática, conforme os Princípios Filosóficos do Colégio, mesmo em reuniões calorosas como são, geralmente, as reuniões do CMRB.

São os seguintes os espaços onde a comunidade escolar se relaciona e constrói a escola que tem como opção:

• AAE (Associação de Apoio ao Educando)
- As reuniões são realizadas quinzenalmente com a intenção de acompanhar, analisar e deliberar sobre a gestão financeira dos recursos que chegam ao colégio.
- Os PDE, vindo da Prefeitura e a verba de merenda, vinda do MEC entram diretamente em contas no Banco Itaú. A verba obtida das vendas na cantina entra diariamente e é depositada em conta própria, também no Banco Itaú.
- Durante o ano acontecem outras ações que geram recursos como a Festa Julina e o Baile à Fantasia.
- Todo o recurso que chega à escola é acompanhado pela AAE.

• CONSELHO FISCAL
- Os conselheiros participam permanentemente do movimento financeiro, avaliando a entrada de recursos, o emprego das verbas e emitindo mensalmente parecer sobre os documentos financeiros do Colégio.
- O Conselho Fiscal é convocado sempre que se fecha o balancete da utilização da verba mensal enviada pelos governos federal e municipal.

• CONSELHO ESCOLAR
- O Conselho Escolar deve funcionar de maneira permanente, com função e atribuições bem definidas.
- O Colegiado Escolar é formado por representantes da direção geral, adjunta, dirigentes (01), inspeção ou secretário escolar (01), supervisão ou coordenação de área (01), orientação educacional (01), professores (01 de cada área), funcionários (01), de alunos / CART (01 de cada turno), alunos / Grêmio (01), responsáveis (01 de cada turno).
- As reuniões devem acontecer ordinária e extraordinariamente.

• PLENÁRIA COMUNITÁRIA
- Atividades com os seguintes objetivos: deliberar assuntos de interesses gerais e oportunizar a participação na construção do projeto político-pedagógico.
- Envolve a participação de toda a comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e responsáveis), todos com direito a voz e voto, conforme decisão da plenária comunitária realizada em 07/03/09.
- As plenárias comunitárias ordinárias serão realizadas bimensalmente e as plenárias extraordinárias acontecerão sempre que necessário.
- Os dias de plenárias comunitárias serão considerados letivos, uma vez que se trata de efetivo trabalho escolar, com a presença e participação de alunos.

• REUNIÃO PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVA
- Atividade com objetivo de discutir assuntos específicos referentes aos aspectos administrativos e pedagógicos.
- Envolve a participação apenas de professores (docentes e equipe gestora) e de inspetores de alunos, onde todos têm direito a voz e voto.
- As reuniões pedagógico-administrativas ordinárias serão realizadas bimensalmente e as reuniões extraordinárias acontecerão sempre que necessário.
- Não serão consideradas atividades letivas, pois não envolve diretamente a participação de alunos.

• CONSELHO REPRESENTATIVO DE PAIS E RESPONSÁVEIS
- Início do processo de construção em 2009, sendo continuado em 2010.
- Sugestão de composição: 01 ou mais representantes por turma.
- Sugestão: Reunião no 1º sábado / mês, mesmo horário do CART.

• CONSELHO DE ALUNOS REPRESENTANTES DE TURMA (CART)
- Reuniões realizadas em todo primeiro sábado do mês com os alunos representantes de turma, com o objetivo de ouvir as reivindicações dos alunos, repassar informes e tomar decisões junto com a Direção, a respeito de questões do cotidiano escolar.
- As reuniões são coordenadas pela Direção e conta com a presença de representante da Orientação Educacional.
- O CART, de certa forma, substitui o papel do Grêmio, no sentido da democracia, uma vez que cada turma se faz representar e que cada representante tem direito a voz e voto.

• REUNIÃO DE EQUIPE GESTORA
- As reuniões de Equipe conta com a participação da direção geral e adjunta, dirigentes dos 3 turnos, orientadores educacionais, supervisão escolar, coordenadores de área e inspeção escolar.
- As reuniões têm como pontos básicos de pauta: informes, assuntos pedagógico-educacionais e assuntos administrativos e são coordenadas por um elemento da equipe em sistema de rodízio, com o objetivo principal de exercitar a partilha de poder.
- Ordinariamente ocorrem quinzenalmente e, extraordinariamente, sempre que necessário.

• REUNIÃO DE DIREÇÃO
- Participam dessas reuniões: direção geral, direção adjunta e dirigentes dos 3 turnos.
- As reuniões são realizadas quinzenalmente, com os principais objetivos de dar unidade ao trabalho desta equipe e encaminhar questões administrativas específicas.

• REUNIÃO SUPERVISÃO-COORDENAÇÃO DE ÁREA
- Realizadas quinzenalmente, com o propósito de articular o trabalho, socializar experiências e partilhar decisões, assim como estudar sobre assuntos referentes ao PPP.
- Nessas reuniões são planejadas atividades, elaborados esboços de projetos, de acordo com as necessidades.

• REUNIÃO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
- Realizadas quinzenalmente, com o objetivo de articular o trabalho e encaminhar situações específicas, tais como: planejamento do trabalho, análise de situações, etc.

• REUNIÃO DE ÁREA
- As reuniões são realizadas mensalmente, com 4 horas de duração, em data e horário combinados junto aos professores da Área.
- Nessas reuniões são tratados assuntos específicos da Área e referentes ao processo pedagógico como um todo.
- O planejamento das reuniões é elaborado pelos Coordenadores de Área, sendo que o estudo e a discussão das temáticas do PPP, assim como outras questões pedagógicas comuns a todos os professores, são combinadas nas reuniões de Supervisão-Coordenação.

• REUNIÃO DE DIREÇÃO COM FUNCIONÁRIOS
- São realizadas sempre que necessário, em pequenos grupos ou com o conjunto de profissionais.
- No mínimo, deve haver uma reunião com todos os funcionários, a cada semestre, sendo o planejamento desta, de responsabilidade da direção.
- Coerente aos Princípios Filosóficos do Colégio, os funcionários são considerados educadores não-docentes.

• REUNIÃO DO GRUPO DE PESQUISA DO PPP
- As reuniões têm os seguintes objetivos: selecionar materiais; estudar; realizar a pesquisa em todas as suas etapas; planejar e coordenar o momento das Plenárias Comunitárias que trata do PPP; elaborar e encaminhar o texto final após decisões da comunidade escolar nas Plenárias; planejar todo o processo da pesquisa; repassar materiais que devem ser lidos pelos professores e equipe gestora.
- O grupo de pesquisa do PPP é composto por representantes de alunos, responsáveis, direção, professores, coordenadores, funcionários administrativos e de apoio, orientadores educacionais e supervisão.
- A coordenação dos trabalhos é de responsabilidade da supervisão escolar.

• REUNIÃO COM RESPONSÁVEIS
- Além das Plenárias Comunitárias, os responsáveis são convidados para reuniões extraordinárias, quando se faz necessário e, ordinárias, no início do ano letivo e após os Conselhos de Classe dos 1º e 2º trimestres.

• COMISSÕES PROVISÓRIAS
- O CMRB tem como prática formar Comissões para discutir com um grupo menor de pessoas as questões levantadas em Plenárias ou Reuniões.
- A partir do estudo da situação, a Comissão deve apresentar os encaminhamentos dados, através de um documento base, de forma a sistematizar a proposta.
- Qualquer estudo realizado pelas Comissões deve, antes de seguir sua proposição, ser analisado, emendado, suprimido e aprovado por todos, em Plenárias Comunitárias.
- Preferencialmente as Comissões são constituídas por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar.

Desta forma procuramos, em todos os níveis, pautar nossas relações engajadas na luta por uma efetiva democratização das idéias construídas no coletivo do Colégio.


11- O processo de discussão do Conselho Escolar iniciou-se em 2009, sendo que em 2010 não houve mobilização suficiente, transferindo-se a criação do Conselho Escolar para a primeira Plenária Comunitária do ano de 2011.
12- Há um acordo interno de que os Coordenadores de Área serão eleitos pelos seus pares, embora não haja esta indicação no Regimento Escolar.
Pode concorrer à função de Coordenação tanto o professor estatutário, quanto o professor contratado

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