Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

18- Conselho de Classe

Com base nos princípios do PPP do Colégio, foi elaborado um documento específico sobre o Conselho de Classe, sendo aqui incluídos alguns trechos do documento.

CONSIDERAÇÕES FUNDAMENTAIS

- O Conselho de Classe constitui um dos importantes canais capazes de viabilizar a participação democrática na escola.

- O Conselho de Classe é um espaço privilegiado na organização do trabalho escolar, uma vez que oferece oportunidade para a redefinição das práticas pedagógico-educativas e administrativas. Neste sentido não deve estar centrado apenas na avaliação dos alunos.

- O Conselho de Classe é um órgão colegiado que pode trazer conflitos de interesses e competências, o que deve ser entendido como fator importante para o crescimento dos profissionais e dos discentes.

- A avaliação qualitativa deve ser considerada tanto quanto a quantitativa, em todas as dimensões e aspectos avaliados, procurando romper com a dicotomia quantidade X qualidade.

- O Conselho de Classe não pode anular a proposta de dialeticidade da avaliação, ou seja, não pode ter caráter estático, classificatório, centrado apenas no processo formal de ensino-aprendizagem, nem ser entendido como um momento final (mesmo o Conselho Final) do processo avaliativo. A avaliação é um processo dinâmico, onde o Conselho de Classe é apenas um momento.

- O resultado do Conselho de Classe deve ser aproveitado como auto-avaliação, indicando possibilidades de mudanças por parte do aluno, da turma, dos professores, da equipe gestora.

- A preparação para o Conselho de Classe deve envolver alunos e professores na reflexão e análise do que se passa em sua turma, na escola como um todo e, em particular, em seu desempenho individual.

- Os resultados dos Conselhos de Classe não podem ser entendidos como conclusivos, mas levar a se pensar nas causas e encaminhamentos para melhores resultados.

- As determinações burocráticas inerentes ao momento do Conselho de Classe devem facilitar a sua organização e não funcionar como normalização de condutas, sobrepondo-se aos princípios pedagógico-educativos.

OBJETIVOS DOS CONSELHOS DE CLASSE

GERAIS
- Articular as dimensões pedagógicas, educativas e administrativas;
- Pensar a prática educativa como um todo e como processo;
- Dinamizar o processo de avaliação por intermédio das análises múltiplas de seus participantes;
- Ouvir os representantes dos vários segmentos para melhor conhecimento do aluno, sob diferentes ângulos;
- Facilitar e ampliar as relações mútuas entre professores e alunos;
- Analisar e debater sobre o desenvolvimento das turmas e dos alunos individualmente;
- Refletir sobre as metodologias e os critérios e instrumentos de avaliação que interferiram nos resultados obtidos;
- Encaminhar procedimentos para superação das dificuldades constatadas.

ESPECÍFICOS
- Conhecer as turmas e alunos, de forma mais minuciosa;
- Identificar necessidades de reformulações mais imediatas nas práticas pedagógico-educativas e administrativas.
- Sugerir soluções alternativas para as dificuldades apresentadas.
- Avaliar os encaminhamentos do Conselho anterior;
- Identificar os progressos e mudanças das turmas e alunos;
- Decidir sobre a promoção dos alunos;

DINÂMICA DOS CONSELHOS DE CLASSE

- O Conselho de Classe deve proporcionar o debate de práticas pedagógicas e administrativas. Neste sentido, a dinâmica prevista não pode ser vazia de sentido e de articulações, mas constituída por discursos que se articulam, ainda que discordantes, tendo em vista os objetivos previstos.

- No CMRB, o Conselho tem como proposta ressaltar apenas os aspectos positivos do trabalho desenvolvido, tanto por parte dos alunos, quanto por parte dos professores, evitando constrangimentos. Entende-se que os aspectos desfavoráveis ao processo de aprendizagem já foram apresentados aos professores e equipe, assim como incluídos nas fichas de avaliação.

- Os Conselhos de Classe obedecerão ao calendário escolar, sendo planejados pela Supervisão Escolar e submetidos à apreciação da Equipe Gestora, em reunião.

- A coordenação dos Conselhos será feita em conjunto pela Equipe Gestora, de acordo com a dinâmica inserida no documento sobre o Conselho de Classe.

- Os alunos representantes participarão dos 1º e 2º momentos dos Conselhos do 1º e 2º Trimestres, serão preparados pela Orientação Educacional e devem estar conscientes do seu papel no Conselho e de que falam em nome da turma (não em seu nome particular). Devem trazer as contribuições por escrito (registro dos aspectos positivos da turma, dos professores, do colégio, sugestões), assim como anotar os recados e observações realizadas durante o Conselho para repassar à turma.

- Para participar dos Conselhos de Classe a Equipe Gestora deve consultar informações e registros que possam subsidiar a dinâmica dos Conselhos.

- Em todos os momentos dos Conselhos de Classe, tanto alunos quanto professores devem preservar a ética, cuidando da postura, da linguagem e vocabulário utilizado.

- No início de cada ano, a Orientação Educacional fará um trabalho específico com os responsáveis e com os alunos reprovados no ano anterior e aprovados pelo Conselho de Classe do 3º Trimestre.

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