Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

12- Limites e Possibilidades do Colégio

LIMITES

1) Espaço físico e recursos
- Precariedade de espaço físico para que os alunos possam desenvolver suas aptidões, sejam artísticas, esportivas e intelectuais.
- Espaço físico dificultando relacionamento dos alunos entre si, com os professores, direção e a própria atuação dos professores
- salas de aula apertadas para o número de alunos
- salas quentes
- falta de espaço para desenvolver o Projeto de Arte/ Salão de Artes
- Falta de salas-ambientes: sala de vídeo, refeitório, laboratórios, quadra poliesportiva
- Cantina, biblioteca, laboratório de informática em espaço pequeno, não atendendo às necessidades.
- secretaria sem espaço para os arquivos
-faltam recursos tecnológicos
- material pedagógico insuficiente
- apenas um computador na secretaria não atende às necessidades
- falta verba adequada para equipar a escola com materiais de artes
- falta investimento no colégio
- falta merenda
- pouca segurança na porta da escola

2) Relacionamento:
- Divisão da escola em dois grupos de professores, faltando consenso para não se agredirem tanto.
- Falta de abertura de alguns profissionais para ouvir e aceitar opiniões diferentes, raiz que impede o crescimento, o aparecimento do novo.
- Falta de sensibilidade de alguns profissionais para melhor relacionamento com os alunos.
- Fofoca que “rola”
- Falta maior integração entre equipe e professores no estudo de soluções para os problemas. Detém-se a detalhes dos problemas, não chegando a ponto de encaminhar soluções.
- Falta de integração, acompanhamento e continuidade no trabalho da secretaria
- Falta maior união e entrosamento entre os funcionários da noite.
- Falta de colaboração de diversos funcionários.
- Falta especificação melhor das funções: “Muita gente mandando ao mesmo tempo”
- Relação com os pais, dificuldade em atender o pedido dos pais e alunos.
- Pais precisam estar mais presentes
- Postura cultural dos pais e da sociedade de pouca importância e influência dos seus papéis na participação das questões educacionais na escola
- Falência da educação familiar.

3) Área pedagógica
- Aulas sem dinamismo, não compatível com as necessidades do aluno de hoje
- Desconsideração de que o alunos do noturno precisam ser tratados diferentes, precisam de outra didática
- Alguns professores concursados não dão muita atenção aos alunos, como os professores contratados dão, já que precisam garantir o emprego.
- Alguns professores que não explicam muito bem
- Quadro de professores não sendo fixo, devido aos contratos
- Professores concursados que não dão muita importância à explicação da matéria
- Excesso de professores contratados
- Falta acompanhamento quanto aos conteúdos programáticos desenvolvidos pelos professores
- Falta mais orientação pedagógica
- Faltam atividades diversificadas
- Dificuldade dos professores na especificação dos conteúdos programáticos nos diários
- Prática da Educação Física fora do turno

4) Área administrativa
- Excesso de reuniões
- Falta de objetividade nas reuniões
- Falta supervisão aos alunos que saem de sala e também aos que vão embora
- Falta maior divulgação dos projetos que a escola desenvolve
- Desrespeito, por parte dos professores, aos prazos na entrega de documentos (diários e outros documentos) solicitados pela secretaria
- Descumprimento do Regimento escolar. Uso do Regimento de acordo com conveniências
- Falta de projeto político-pedagógico
- Submissão da escola a política de contratação de professores sem critérios de qualidade
- muitas faltas dos professores às aulas.
- Salgados da cantina acabam muito cedo
- Alunos não poderem sair do colégio
- Proibição de saída no horário do recreio
- regras de seleção dos alunos não são mais respeitadas
- excesso de alunos, limitar vagas
- horário da saída do turno da noite incompatível com alguns horários de ônibus, que já não circulam mais
- Horário do intervalo do turno da noite muito pequeno
- Falta organização, disciplina e vontade de mudar
- forma de organização das atividades (gincana, festival, etc) atrapalha mais do que ajuda
- limitação do aluno na exposição de idéias propostas à Direção
- Ausência de investimento na formação de qualidade para a equipe e corpo docente
- Modo como a ficha dos professores é preenchida
- Interferência da SEME, fazendo com que a autonomia que o Colégio possuía deixe a desejar

5) Corpo Discente
- Ausência de organização dos alunos através do Grêmio
- Falta de pré-requisitos num grande número de alunos, dificultando a aprendizagem
- Nível dos alunos abaixando a cada ano
-Alunos que chegam ao ensino médio sem base
- falta de perspectivas de futuro nos jovens
- Aluno é limitado em seu conhecimento mais aprofundado, por falta de laboratórios de pesquisa
- potencialidades dos alunos poderiam ser mais exploradas (Ex: área de música)

6) Profissionais em geral
- Baixa qualificação profissional em todos os setores, em geral
- Postura profissional arraigada e despreocupada do funcionário público (perfil cultural)
- Descompromisso de alguns profissionais
- Desvalorização salarial do professor
- Contratação de professores atendendo a solicitações políticas

POSSIBILIDADES

1) Posicionamento do Colégio
- vontade de crescer
- Posicionamento político do Colégio. Escola luta por seus ideais
- Espírito de luta dos professores
- Processo democrático observado nas relações
- Compromisso político de alguns profissionais
- Tradição do colégio na formação de cidadania
- Envolvimento dos profissionais e alunos com a escola
- Afetividade demonstrada nas relações
- convívio interno, com os alunos principalmente
- Bom relacionamento entre os funcionários
- Bom relacionamento entre alunos e professor-aluno
- Conhecimento e troca entre alunos e professor-aluno, organização e administração favorecidos pelo espaço físico reduzido
- Colégio procura os pais para resolver problemas
- Bom grupo de funcionários de apoio
- Professores, equipe e alunos se dispõem a participar nas atividades, se empenham ...
- Desenvolvimento e qualidades dos projetos
- Desenvolvimento de eventos diversos
- Projetos desenvolvidos
- Desenvolvimento de projetos que integram os alunos
- Ser uma escola que atende apenas ao Ensino Médio
- Quantitativo de alunos, poucas turmas
- Ensino muito bom, o que faz com que a escola tenha relacionamento (“nome”)
- Qualidade do ensino muito boa
- Ensino bom, bem elogiado na cidade
- Melhor escola da cidade
- Resgatar o que foi o Rui Barbosa, referência em todos os sentidos e que hoje está caminhando a passos largos para se tornar apenas mais uma escola municipal
- compra da casa ao lado para não mudar a escola de lugar
- construir o terceiro andar

2) Equipe gestora
- Boa qualidade do trabalho da pesquisa gestora
- Abertura de entendimento por parte da direção aos problemas dos aprofessores e alunos, passando segurança e demonstrando preocupação, apesar dos impasses
- Direção atenciosa e compreensiva com os funcionários
- Direção atenciosa com os alunos, pronta para ajudar quando precisa
- Direção e dirigente da noite muito boa
- Competência da direção
- Trabalho realizado pelos coordenadores de área
- Inspeção e Supervisão colaboradoras e disponíveis
- Boa postura da dirigente de turno da noite
- Funcionários da noite muito legais (exceto um), atenciosos
- Conselho de Classe
- Formação de pequenos grupos de estudo por empatia e interesse de temas
- Laboratório desses grupos de estudo, para atuarem e provocarem reversão no quadro atual do colégio
- Investimento mensal em encontros com profissionais capacitados para os assuntos problemáticos recorrentes
- Acompanhamento e feed-back da atuação de todos os funcionários envolvidos com o colégio direta e indiretamente.

3) Corpo docente
- Boa qualidade do trabalho dos professores
- Abertura dos professores à discussão
- Empenho e esforço dos professores
- Professores exemplares
- Professores preocupados não apenas com as disciplinas, mas com a formação da cidadania
- Profissionais bem qualificados, com boa formação
- Grupo de professores que defendem um projeto político para a educação
- Método de avaliação e metodologia dos professores favorecem o aluno a estudar
- Professores têm boa relação com os alunos dentro e fora da escola
- Metodologia de ensino, no geral
- Professores ensinam muito bem, ajudam aos alunos
-Jeito dos professores explicarem e forma de tratamento com os alunos são ótimas
- Atividades dinâmicas
- Liberdade que o professor tem com relação à metodologia
- Inclusão de disciplinas como Filosofia, Metodologia, Psicologia das Relações Humanas

4) Corpo discente
- Nível dos alunos
- Alunos (maioria) que trazem uma boa bagagem do ensino Fundamental
- Alunos criativos, inteligentes, tocam instrumentos
- Alunos gostam de estudar neste colégio
- Não há brigas entre os alunos, todos se conhecem ...
- Alunos com grandes talentos para serem revelados.

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