Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

29- Referência Bibliográfica Básica do PPP

ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite. O Sentido da Escola. RJ: DP & A,1999.
ANDRADE, Maria Luiza de Souza. Avaliação: Processo de Negociação. Duque de Caxias, RJ: Papelaria Itatiaia, 1997.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
BASTOS, João Baptista. Projeto Político-Pedagógico. Um Início de Conversa. In Revista do SEPE. Ano 2, nº 7, Maio/Junho 2000, p. 33-34.
BECKER, Fernando. Epistemologia do Professor. O Cotidiano da Escola. Petrópolis: Vozes, 2008.
BERBEL, Neusi. Metodologia da Problematização. Paraná: UEL, 1999.
DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Trabalho Escolar e Conselho de Classe. São Paulo: Papirus, 1992.
DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na Educação. SP: Cortez, 1994.
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998.
ENEM. Exame Nacional do Ensino Médio. Um Ensaio para a Vida. Fundamentação Teórico-Metodológica. Brasília: INEP, 2005.
ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Avaliação: uma Prática em Busca de Novos Caminhos. Rio de Janeiro: DP & A, 1999.
FRANCO, Ângela. Metodologia de Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lê, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. SP: Paz e Terra, 2009.
GADOTTI, Moacir. Autonomia da Escola. Princípios e Propostas. São Paulo: Cortez, 1997.
GALLO, Sílvio. Transversalidade e Educação: Pensando uma Educação Não-Disciplinar. In: ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite. O Sentido da Escola. RJ: DP & A,1999.
KUENZER, Acácia. Ensino Médio. Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2007.
LEITE, Lúcia Helena Álvares. Pedagogia de Projetos. Revista Presença Pedagógica. Ed. Dimensão, vol. 2, nº 8, mar-abr, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola. Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
LÜCK, Heloisa. Pedagogia Interdisciplinar. Fundamentos Teórico-Metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2004.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez: 1992.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1998.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Volume 1. Introdução. Brasília, 1998.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Indagações sobre Currículo. Currículo e Avaliação. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2008.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de Nº 9394: Brasília, 2006.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Princípios da Educação no MST. Porto Alegre, Caderno de Educação nº 8, 1996.
OLIVEIRA, Inês Barbosa e ALVES, Nilda (Orgs). Pesquisa no/do Cotidiano das Escolas. Sobre Redes de Saberes.RJ: DP&A, 2001.
PLACO, Vera Maria N. de Souza e ALMEIDA, Laurinda Ramalho. O Coordenador Pedagógico e o Cotidiano da Escola. São Paulo: Loyola, 2003.
REVISTA GESTÃO EM REDE, nº 87 e nº 88. CONSED, 2008.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Regimento Escolar da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino. Prefeitura Municipal de Cabo Frio, 2008.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Manual de Projeto Político-Pedagógico. Orientações para o Gestor Escolar. Prefeitura Municipal de Cabo Frio, 2010.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico. Do Projeto político-Pedagógico ao Cotidiano da Sala de Aula. São Paulo: Libertad, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de Educação AEC, Abril-Junho, 1992.
VEIGA, Ilma Passos A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível. São Paulo: Papirus, 1997.
_________________________ e RESENDE, Lúcia Maria G. (Orgs). Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Papirus, 2000.
WEISZ, Telma e SANCHES, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. SP: Ática, 2000.

3 comentários:

  1. Princípios da Educação no MST: Essa é tua terra. Essa é tua terra? Esta era tua terra. Educação é direito, propriedade não.

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