Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

16- Metodologia da Construção do Conhecimento

BREVE HISTÓRICO DA METODOLOGIA DE ENSINO
1) Escola Tradicional
- Exposição verbal
- Repetição de conceitos
- Memorização

2) Escola Nova
- Aprender fazendo
- Experiências
- Pesquisa
- Trabalho em grupo

3) Escola Tecnicista
- Supervalorização da técnica e dos recursos
- Tecnologia educacional
- Organização eficiente

4) Pedagogia Libertadora
- Relação dialógica
- Compreensão, reflexão, crítica
- Grupo de discussão
- Problematização
- Contra a educação “bancária”

5) Pedagogia Libertária
- Vivência grupal
- Autogestão
- Negação de toda forma de repressão e autoritarismo
- Autonomia crescente
- Vivências democráticas – aprendizagem na escola
- Discussão coletiva, assembléia, plenária, grêmio estudantil...

6) Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos
- Resgate dos conteúdos
- Saber articulado à realidade
- Aplicação crítica
- Metodologia dialética
- Professor mediador
- Pesquisa
- Exposição dialogada

CONCEPÇÕES
- Entendemos como metodologia, em seu sentido geral, o conjunto de ações, condições e procedimentos usados intencionalmente para que os objetivos sejam alcançados.

- Metodologia = caminho a seguir para se alcançar um fim, diferenciando-se do método de ensino, que possui uma visão mais unilateral e restrita do processo pedagógico.

- Em nosso caso, substituímos a expressão metodologia de ensino por metodologia da construção do conhecimento, uma vez que o foco do processo de ensino-aprendizagem foi invertido (foco na aprendizagem e não no ensino).

- De acordo com os resultados da pesquisa, não há uma tendência única direcionando o trabalho dos professores do CMRB. Há indícios de que até o mesmo professor recorre a mais de uma das tendências pedagógicas acima descritas.

Reforçamos que o professor tem autonomia em sua opção metodológica e na utilização dos recursos mais coerentes com seus objetivos, desde que esta opção esteja de acordo com a filosofia do Colégio e com os princípios epistemológicos.

- A metodologia utilizada em sala de aula poderá servir como instrumento de mudança ou de conservação da realidade social. Em nosso caso, a metodologia proposta deve refletir a visão transformadora da sociedade, explicitada nos princípios filosóficos.

- O caminho percorrido pelo professor deve ser permanentemente refletido, analisado e redefinido, quando necessário.

- Sempre que possível, os alunos devem participar do planejamento metodológico, após um trabalho de conscientização com os mesmos.

TIPOS
- Adotamos a classificação de metodologia do autor Celso Vasconcellos (1992):

1) Metodologia expositiva: baseada na compreensão de ensino como transmissão / reprodução do conhecimento.

2) Metodologia dialética: baseada na concepção de ensino como construção / produção do conhecimento pelo sujeito, na sua relação com os outros e com o mundo.

- Tomamos como referência a segunda concepção, em função de nossa base epistemológica.

- A metodologia dialética pressupõe 3 momentos na construção do conhecimento: síncrese, análise e síntese, movimentos que vão da ação à compreensão e da compreensão à ação, buscando a permanente articulação da teoria com a prática.

- Algumas propostas metodológicas que se sustentam na concepção de construção do conhecimento pelo sujeito.

1) Metodologia da problematização

- Dirigida por etapas distintas e encadeadas a partir de um problema detectado.

- A finalidade maior é promover, através do estudo, uma transformação, mesmo que pequena, naquela parcela da realidade.

- Diferencia-se pela sua fundamentação teórica, que se baseia na concepção histórico-crítica de educação.

- Propõe um tipo de ensino cujas características principais são a problematização da realidade e a busca de soluções de problemas detectados, possibilitando assim o desenvolvimento do raciocínio crítico do aluno.

- Da realidade extrai-se o problema; sobre o problema é realizado o estudo, a investigação e toda uma discussão sobre os dados obtidos e, por fim, volta-se para a mesma realidade, com ações que a possam transformar em algum grau.

2) Metodologia desenvolvida a partir de um tema gerador
- O tema gerador é o verdadeiro fio condutor das atividades e o organizador dos conteúdos, que se tornam significativos (com real valor e função social) pois estão contextualizados, são adquiridos para alguma finalidade concreta e em função de um objetivo claro para o aluno.

- Esta metodologia é um caminho para se conhecer, compreender e intervir criticamente na realidade estudada. Pressupõe uma forma de trabalho que acredita no crescimento do indivíduo no grupo, na discussão, na problematização, na pergunta, no conflito, na participação e na disponibilidade como forma de apropriação, construção e reconstrução do saber.

- O tema pode ser proposto pelo professor, detectado pelo grupo ou até mesmo sugerido por um dos alunos.

- Os temas podem ser cíclicos - quando surgem de datas ou festividades consagradas nacionalmente ou eventos que ocorram eventualmente – ou contextualizados – quando detectados a partir da observação da realidade local ou mais ampla.

3) Metodologia de projeto
- O envolvimento dos alunos é a característica-chave: os alunos são co-responsáveis pelo trabalho, devendo mostrar responsabilidade e autonomia.

- O problema a resolver é também uma característica fundamental: o problema não é independente do contexto sociocultural e os alunos devem procurar construir respostas pessoais e originais, não se trata de mera reprodução de conteúdos.

- A problematização é o ponto de partida, o momento detonador do projeto. Nessa etapa, os alunos irão expressar suas idéias, crenças, conhecimentos sobre o problema em questão. O professor detecta o que os alunos já sabem e o que ainda não sabem.

- O desenvolvimento é o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas na problematização. A ação do aluno é fundamental. O professor precisa criar oportunidades de: saídas do espaço escolar; organização de pequenos e/ou grandes grupos; uso da biblioteca; vinda de pessoas convidadas à escola, etc. Os alunos devem utilizar todo o conhecimento que têm sobre o tema e se defrontar com conflitos que os levarão ao desequilíbrio de suas hipóteses iniciais.

- No momento da síntese, as convicções iniciais vão sendo superadas e outras mais complexas vão sendo construídas.

TÉCNICAS OU PROCEDIMENTOS
- A técnica (= a forma) não pode prevalecer ao conteúdo.
- A prioridade absoluta deve ser para atividades que envolvam leitura e escrita.
- Preferencialmente as técnicas ou procedimentos devem ser planejadas coletivamente pelos professores, por ocasião da elaboração do planejamento anual, ou outro momento.

- Técnicas ou procedimentos :
1) Pesquisa (prioridade, foco da metodologia)
2) Exposição dialogada (no lugar da exposição verbal);
3) Seminário;
4) Leitura e produção de texto;
5) Discussão temática;
6) Debate (sempre a partir de estudo);
7) Exploração de filme;
8) Problematização de questões atuais;
9) Leitura de livros complementares ao conteúdo;
10)Trabalho em grupo;
11) Roda de leitura em sala de aula;
12) Palestra com convidados;
13) Aula na sala de informática;
14) Oficinas;
15) Estudo de caso.

A PESQUISA COMO FOCO METODOLÓGICO
- Só existe ciência / conhecimento científico com pesquisa.

- A pesquisa será tomada como ponto de partida do trabalho do aluno, do professor e da equipe gestora: aluno-pesquisador; professor-pesquisador...

- Aluno-pesquisador: investiga; busca; analisa; seleciona informações; conclui; não apenas reproduz, mas produz novos conhecimentos.
- Professor-pesquisador: busca e analisa; não apenas reproduz, mas produz novos conhecimentos; reflete sobre sua ação; cria teorias; se atualiza permanentemente.

RECURSOS
- Uso de diferentes recursos mobilizadores da aprendizagem, tais como: DVD; datashow; slides; transparências; jogos didáticos; cartazes; retro-projetor; gravuras; etc.

- Atenção para os cuidados necessários na utilização dos recursos, inclusive com o exagero (excesso) nessa utilização.

- Utilização dos procedimentos e recursos disponíveis na Sala de Leitura e Sala de Informática.

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DO CMRB
- Coerência entre opção metodológica, base epistemológica e filosofia do Colégio.

- Metodologia como instrumento de mudança social e não de conservação.

- Garantia da metodologia dialética:

. Síncrese, análise e síntese;
. Da ação à compreensão e da compreensão à ação;
. Unidade teoria-prática.

- O professor tem autonomia, mas não pode ferir os princípios do PPP.

- A técnica (forma) não pode prevalecer ao conteúdo.

- Preferência ao planejamento coletivo.

- Inclusão dos alunos na opção metodológica, após trabalho de conscientização.
- Só existe ciência / conhecimento científico com pesquisa.

- A pesquisa será tomada como ponto de partida do trabalho do aluno, do professor e da equipe gestora: aluno-pesquisador; professor-pesquisador.

- Aluno-pesquisador: investiga; busca; analisa; seleciona informações; conclui; não apenas reproduz, mas produz novos conhecimentos.

- Professor-pesquisador: busca e analisa; não apenas reproduz, mas produz novos conhecimentos; reflete sobre sua ação; cria teorias; se atualiza permanentemente.

- Uso de diferentes procedimentos e recursos mobilizadores da aprendizagem.

Utilização dos procedimentos e recursos disponíveis nas Salas de Leitura e de Informática.

- Prioridade absoluta a atividades que envolvam leitura e escrita.


14- No CMRB, há um material específico, que apresenta orientações básicas para a elaboração de Projeto Pedagógico.
15- Estas técnicas correspondem às mais utilizadas pelos professores do CMRB, conforme indicado na pesquisa do PPP. No PPP Versão Integral / Volume 2 e no manual de Orientações para a Apresentação de Trabalho Escolar, consta a descrição dessas e de outras técnicas.
16- Todo o detalhamento sobre Pesquisa (definições, tipos, instrumentos, etc) encontra-se no manual de Orientações para a Apresentação de Trabalho Escolar e no Volume 2 do PPP.

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