Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

1- Apresentação do Projeto Político-Pedagógico


Dentre os principais desafios da escola atualmente está a construção de seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) numa perspectiva democrático-participativa, para que cada integrante da comunidade escolar se sinta sujeito do processo.

Outro desafio é o registro do Projeto. Toda escola, enquanto espaço sócio-político, não é um espaço de neutralidade e tem, portanto, um PPP, esteja ou não consciente disso. O que falta, muitas vezes, é “colocá-lo no papel”.

Assim era no Colégio Municipal Rui Barbosa (CMRB): ao longo de 30 anos, construiu uma identidade no município de Cabo Frio, permanecendo a sua história de lutas e conquistas e os tantos projetos desenvolvidos, apenas guardados na memória dos profissionais, nas fotos e nos poucos arquivos organizados.

A partir do ano de 2006, o PPP do Colégio foi rediscutido de forma coletiva e registrado, dando origem a um total de 6 (seis) volumes: 1) Perfil do CMRB; 2) Princípios Filosóficos e Pedagógicos; 3) História e Memória do CMRB; 4) Currículo: Concepções e Organização; 5) Histórico e Metodologia de Construção; 6) Fundamentação Teórica: Textos Básicos.

Nestes documentos constam todos os textos estudados e produzidos, os resultados das pesquisas feitas com a comunidade escolar, além de fotos, slides, gráficos e outros materiais.

Apresentamos, agora, o PPP em sua versão resumida, para facilitar o acesso e leitura do mesmo. Os textos originais foram sintetizados e os complementos ilustrativos suprimidos. Garantimos, entretanto, toda a essência dos princípios, respeitando as decisões retiradas em Plenárias Comunitárias.

Sabemos que a proposta de construção democrática do PPP torna-se cada vez mais difícil numa sociedade marcada pelos valores que se contrapõem às práticas de organização coletiva. Sabemos ainda que a escola, uma vez inserida neste contexto, reflete os condicionantes sócio-econômico-político-culturais, percebidos especialmente nos momentos de tentativas de mudanças. Queremos, entretanto, integrar o coro daqueles que ousam cantar e contar uma nova história, reafirmando nosso compromisso com a escola pública e com o nosso papel de sujeitos históricos e transformadores.

Um comentário:

  1. muito interessante. acho que todas as escolas deven ter como base no ensino aprendizagem projetos que incluan o contexto de cada região com seus alunos

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