Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

19- Currículo

BREVE HISTÓRICO E CONCEPÇÕES

- A questão do currículo vem sendo discutida desde que as instituições educacionais foram criadas, variando em sua concepção de acordo com o contexto sócio-histórico-educacional.

- Podemos assim caracterizar o currículo, ao longo da história da educação:

1) Currículo tradicional, humanista

- Currículo reduzido à transmissão de conhecimentos e de valores considerados universais;

- Ênfase no acúmulo de conteúdos;

- Organização do currículo em matérias hierarquizadas.

2) Currículo tecnicista

- Em muitos aspectos o currículo é similar ao tradicional, mas enfatiza as dimensões instrumentais, utilitárias e econômicas da educação;

- Valoriza a forma de ensinar, o planejamento, a didática, a avaliação, a eficiência;

- Concepção utilizadas nas décadas de 70-80, nas escolas brasileiras;

- Tentativa de formação de subjetividades conformistas.

3) Currículo crítico
- Currículo como uma construção social (complexas conexões entre currículo, cultura e poder na sociedade);

- Preocupação com o que é ensinado e por que é ensinado, que tipo de sujeito a escola pretende formar etc;

- Resistências ao currículo determinado pelo Estado e ao modelo de escola para a manutenção do capitalismo. A escola deve preparar para a transformação social;

4) Currículo pós-crítico
- Ênfase nos estudos de currículo multicultural: preocupações com conhecimento, identidade e relações de poder;

- Preocupação com a inclusão;

- Visão pós-estruturalista vem enfatizar o currículo como prática cultural e como prática de significação (estrutura instável, inventada).

- A partir dos anos 80 destacaram-se duas tendências a respeito do currículo escolar: a que ressalta a necessidade da escola socializar os conhecimentos que fazem parte da chamada cultura legítima e a que enfatiza a necessidade da escola valorizar as experiências dos alunos, como forma de dar voz às culturas silenciadas das camadas populares.

- Nesse mesmo período, surgem modificações na relação entre os conteúdos e às disciplinas curriculares. Da justaposição de disciplinas diversas, chegamos à perspectiva interdisciplinar, numa tentativa de superação da fragmentação do conhecimento, chegando à proposta transdisciplinar, que prevê a integração global das várias ciências.

1) Multidisciplinaridade ou pluridisciplinaridade
- Justaposição de disciplinas diversas mais ou menos próximas no campo do conhecimento.

- No sistema multidisciplinar uma gama de disciplinas são propostas simultaneamente para estudar um objeto sem que apareçam as relações entre elas.

- No sistema pluridisciplinar justapõem-se disciplinas situadas no mesmo nível hierárquico de modo a que se estabeleçam relações entre elas”.

2) Interdisciplinaridade
- Inter-relacionamento explícito e direto entre as disciplinas todas. Tentativa de superação de um processo histórico de abstração do conhecimento que culmina com a total desarticulação do saber.

- A exigência interdisciplinar impõe a cada disciplina que transcenda sua especialidade formando consciência de seus próprios limites para acolher as contribuições de outras disciplinas.

- A interdisciplinaridade provoca trocas generalizadas de informações e de críticas, amplia a formação geral e questiona a acomodação dos pressupostos implícitos em cada área, fortalecendo o trabalho de equipe.

3) Transdisplinaridade
- Integração global de várias ciências. Superior à interdisciplinaridade. Não haveria mais fronteiras sólidas entre as disciplinas.

TIPOS DE CURRÍCULO
1) Currículo oficial
- Planejado oficialmente para ser desenvolvido nas escolas, nas diferentes disciplinas e séries de um curso. Constam das propostas curriculares das Secretarias de Educação, dos livros didáticos, das leis e documentos legais.

2) Currículo formal
- Todas as atividades e conteúdos planejados a partir dos documentos legais.
3) Currículo real ou vivido

- As prescrições oficiais não podem ser mais do que indicativas. Os docentes selecionam os temas, colocam ênfase em algum aspecto, apresentam os saberes sob diversos modos. Cada sala de aula segue, assim, seu currículo real.

4) Currículo oculto
- São expressões de crenças e valores implícitos, transmitidos nas relações sociais e rotinas da escola e da sala de aula, que acabem por veicular aprendizagens de valores e atitudes.

5) Currículo nulo
- Costumam estar ausentes dos planejamentos: as experiências e os saberes das camadas populares, a história dos grupos oprimidos, os temas polêmicos, os problemas sociais contemporâneos...

PRINCÍPIOS NORTEADORES DO CURRÍCULO NO CMRB

-Escola como locus para produção do conhecimento.
-Relações pedagógicas horizontais, dialógicas e dialéticas.
-Conhecimento entendido como processo.
-Negação do conhecimento meramente transmitido por outrem.
-Rompimento com o mito da neutralidade.
-Impedimento da separação teoria-prática.
-Interdisciplinaridade entre as áreas e disciplinas.
-Transdisciplinaridade garantida através de temas transdisciplinares.
-Seleção de conteúdos repensada.
-Apropriação de materiais e alternativas pedagógicas para além do livro-texto.

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