Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

6- Perfil Sócio-econômico-cultural da Comunidade Escolar


O CMRB localiza-se no centro do Município de Cabo Frio (RJ), dele participando alunos e profissionais de diferentes bairros e até mesmo de outros municípios. Esta dispersão geográfica da comunidade escolar, de certa forma interfere na caracterização de seu perfil, embora os anseios e expectativas em buscar o Colégio se concentrem nos mesmos objetivos: querem estudar / trabalhar numa escola que é referência no Município.

Com fica situado no centro da cidade, tem em seu entorno residências, prédios de veraneio e o centro comercial. Como potencialidade do bairro destaca-se a diversidade cultural do mesmo, com espaços de lazer e produção cultural, tais como: o Teatro Municipal, Museu de Artes Sacras, Biblioteca Pública, Casa de Cultura Charitas, Casa Carlos Scliar, cinema, feira de artesanato, Museu do Surf, praças públicas, pista de skate, praia, dentre outros.

Como deficiências do bairro destacam-se a falta de segurança e a falta de iluminação nas ruas.

Os dados diagnosticados recentemente (final do ano de 2006 e início de 2007) para traçar o perfil da comunidade escolar, etapa inicial de revisão do projeto político-pedagógico, revelam o seguinte contexto:

QUANTO AOS ALUNOS

Ao ingressarem no Colégio, através do critério de seleção de notas e origem da rede municipal, os alunos têm em média 14 a 16 anos de idade. Bem poucos exercem atividades profissionais. Moram com as famílias, cuja renda varia entre cinco e dez salários mínimos. 50% participam de instituições religiosas. Não estão inseridos em organizações sociais e afirmam que gostam de ler, mas também que ocupam seu tempo livre, prioritariamente, assistindo TV e navegando pela internet. A grande maioria não participa de atividades artísticas, sendo que 20% pratica atividades musicais.

Quanto ao que pretendem fazer após a conclusão do Ensino Médio, as respostas dividem-se em trabalhar e continuar os estudos em nível superior.


QUANTO AOS PROFISSIONAIS

Dos profissionais de educação (professores e funcionários) do CMRB, 70% são estatutários e 30% contratados, sendo que 30% iniciaram sua atuação no Colégio entre 1978 e 1990 e 70% entre 1991 a 2007.

Os dados revelam um alto índice (80%) de professores trabalhando em outra(s) escola(s), restringindo-se à atividade profissional de magistério. Em sua maioria não participam de organizações sociais e não desenvolvem atividades artísticas. Por outro lado, ocupam entre uma a cinco horas semanais em atividades de atualização. 80% possui curso de especialização.

Ao analisarmos dados acima, concluímos que, dentro de um quadro comparativo com outras escolas, o contexto socioeconômico e cultural do CMRB aponta para uma realidade bastante propícia a um bom trabalho pedagógico-educativo.

2 comentários:

  1. Excelente blog. Como vice-diretor na Rede Estadual aprovo essa atitude de transparência e apresentarei a comunidade escolar a qual estou inserido. Parabéns...

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  2. Ah sim, sou gestor na Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

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