Blog Pedagógico C.M. Rui Barbosa

Este Blog foi criado para atender à necessidade de acesso a informações imediatas e importantes, referentes ao processo pedagógico e ao cotidiano do Colégio.

Iniciamos as postagens pelo Projeto Político-Pedagógico, em sua versão resumida, elaborada no início de 2011, por entendermos que se trata do instrumento que dá sustentação aos rumos da escola.


Em virtude do layout do Blog, as postagens ficaram em ordem invertida. Os links à esquerda ajudam na localização dos itens.


Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo C. M. Rui Barbosa, nos últimos anos.


terça-feira, 8 de março de 2011

15- Princípios Epistemológicos

- Toda ação do professor se baseia em teorias, mesmo quando ele não tem consciência delas.

- A ciência é uma “verdade” relativa, histórica, pode ser reconstruída (concepção dialética).

- Diferentes tipos de conhecimento perpassam o cotidiano escolar, mas a grande finalidade da escola é construir / reconstruir o conhecimento científico, de forma crítica e reflexiva, ou seja, aliado ao conhecimento filosófico.

- O conhecimento é entendido numa perspectiva inter e transdisciplinar.

- Opção pela teoria interacionista / sociointeracionista: o conhecimento constitui-se na ação e interação do sujeito com o mundo, ou seja, é uma construção histórica e social.

- O conhecimento não provém somente dos objetos externos, nem somente do sujeito, mas da interação entre sujeito e objeto.

- Quebra de paradigma: foco na produção do conhecimento e não mais na simples reprodução.

- O ensino é um processo dinâmico, que envolve situações problematizadoras.

- A aprendizagem é construída através de hipóteses levantadas pelo aluno.

- O erro é interpretado como algo inerente ao processo de aprendizagem.

- Ênfase na aprendizagem por compreensão: formação de conceitos mediante operação intelectual, não por associação.

- Busca permanente da aprendizagem significativa.

- O professor tem um papel importante, mas não central, na construção do conhecimento. É um mediador, um problematizador. O aluno é o protagonista do processo.

- A aprendizagem depende da consciência do “querer aprender”.

- Conteúdos são conhecimentos e experiências que se leva da vida para a escola e da escola para a vida.

- Os conteúdos selecionados devem ser fundamentais para a intervenção no mundo.

- As Salas de Informática e de Leitura são importantes espaços facilitadores da aprendizagem.

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